Queremos mais qualidade de vida hoje e amanhã.

Está sem tempo para nada? Essa pergunta é quase uma retórica - a gente já sabe a resposta -  precisa sempre de mais tempo para tudo. Vamos mudar a perspectiva?
Foi-se o tempo em que as pessoas podiam fazer as coisas do dia a dia, uma a uma - era mais poesia. Hoje é mais crítico, mais prosa, mais rápido que o pensamento.
Aliás, há tempos a ficha já caiu! Hoje a vida pede mais atitude, praticidade, criatividade, produtividade, eficiência e economia de custos e tempo para tudo, da hora que a gente acorda até a hora de dormir. Por que? Tempo é dinheiro. Tempo é corrido. Tempo é um luxo. Tempo é tudo o que muita gente não tem. Tempo, tempo, tempo. Por isso, cada vez mais o mundo responde aos nossos apelos com produtos multiuso sempre a mão, que fazem várias coisas ao mesmo tempo. Ainda bem!
Vejamos alguns exemplos práticos do nosso dia a dia:
- Nos cuidados com nossa alimentação e saúde, muito se fala em alimentos funcionais, performance e suplementos, beber água, fazer exercícios regularmente, que fazem mais que alimentar o corpo, mostram que trazem muito mais benefícios - uns em conjuntos e outros separados - previnem e/ou tratam doenças, melhoram o lado físico, psíquico e emocional do ser humano etc. 
- Com uma rotina de compromissos e imprevistos é preciso driblar o estresse, com cuidados para a mente e o corpo, para evitar outros males. A exemplo, os cosméticos. Cada vez mais busca-se um produto com várias funções, de preferência que hidrate, seja anti-envelhecimento, tenha proteção solar, um toque de cor e textura agradável, para deixar a gente mais bonita e saudável. E se tiver perfume e benefícios agradáveis, ainda pode energizar ou relaxar a gente - um toque de aromaterapia e fitoterapia - que mexem com o lado sensorial - dá bem estar. Lembrando, que um bom produto multiuso ainda pode economizar tempo e dinheiro.
- A vida pede praticidade mesmo, desde a escolha dos móveis da casa até dos eletrodomésticos. Por exemplo, não dá para ter todos os eletros em casa, pois os imóveis estão cada vez menores. E vamos combinar? Nem precisa. Há quem não cozinhe, muitos o fazem por necessidade, outros por prazer, e ainda, alguns pela vontade de ser mais saudável... Cada cozinha tem seu estilo de vida estampado. Porque a gente quer diminuir o trabalho, ganhar mais saúde e sabor, muito mais tempo, de forma inteligente. Compensações que alimentam o corpo e a mente, casais, famílias, amigos... 
- Já pensou na escolha dos portáteis até o carro? Sim, há quem já tenha amado e desprezado os rádios-relógios com função despertador há tempos. Claro que acordar com música é gostoso, mas hoje se escolhe até a música para cada amigo que ligar, para o acordar, dormir, lembrar de beber água ou o remédio, e muito mais recursos e aplicativos no revolucionário celular, que simplificam e dão mais prazer na nossa rotina.
Viajar era sinônimo de fazer listas para levar mil coisas, como o despertador, filmadora, máquina fotográfica, agendas da família e trabalho, bloco de anotações, livros, fitas-cassete, rádio, calculadora... Deixar a memória limpa e ligada da secretária eletrônica e do fax, desconectar o ar condicionado e o computador da tomada... Hoje um telefone celular é essencial e tem tudo isso e muito mais, ao alcance dos dedos, do estoque da despensa e lista de compras até a conectividade com alguém do outro lado do mundo, com muito menos espaço, custo e estresse, e mais tecnologia, design, praticidade, rapidez e eficiência. Otimizar o tempo, lembra? Estamos mais que globalizados, vivemos o mundo em tempo real. All in one!
- Até nos acessórios e nas roupas busca-se as mais naturais ou tecnológicas. Explico: naturais pela sustentabilidade, minimalismo, atitude, do material, textura e corte, da moda. Tecnológicas, pelos mesmos motivos, mais, o design, estilo e status do futuro ali perto, ao alcance das mãos. Ambos querem ganhar nosso coração, seja pelo espelho, seja pelo que as pessoas vêem de especial e interessante. Lifestyle!
Peter Drucker sabia das coisas: "A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo". Décadas atrás, quem acreditaria que tudo isso estaria no nosso dia a dia? Imagino que ainda há muito o que vir, mas o que nos surpreenderia, positivamente?
Hoje queremos viver tudo ao mesmo tempo, mas com qualidade para sobrar espaço para novas inspirações, aspirações... Somos assim, queremos dominar o mundo! Ser feliz!
Beijo




Créditos: foto da capa - Giovanni Bianco; as demais, Google. Obrigada.
Comentários
5 Comentários

5 comentários:

  1. É verdade, quem diria que uns 15 anos atrás estaríamos tão conectados e ligados em tudo ao nosso redor? Que com um clique até compras de mercado? Todas as dúvidas e soluções com um clique no google? E daqui a 15 anos como estaremos? Tecnologia e evolução a todo vapor, mas acho que umas coisas para o nosso bem e outras quem sabe? Adorei o texto! Descreve bem o nosso comportamento !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal ter gostado do post, Lisa.
      Vejo assim, e o tema é extenso, por isso dei alguns exemplos, que mais influenciam nosso dia a dia.
      O tempo não para por nada, e queremos tudo.
      Acho que estes multiusos simplicam até o sofisticado.
      Valeu!
      Beijo, Adri

      Excluir
    2. Que legal ter gostado do post, Lisa.
      Vejo assim, e o tema é extenso, por isso dei alguns exemplos, que mais influenciam nosso dia a dia.
      O tempo não para por nada, e queremos tudo.
      Acho que estes multiusos simplicam até o sofisticado.
      Valeu!
      Beijo, Adri

      Excluir
  2. É verdade, concordo contigo. Eu tenho medo do futuro, porque as pessoas estão cada vez mais conectadas e com menos tempo para aquelas coisas que realmente importam. Ótimo texto, e nos faz refletir, além disso ficou bem dinamico! Parabéns...
    Bjs ♥

    ResponderExcluir
  3. Que demais! Uma postagem animadora e incentivadora. Com certeza precisamos de mais atitudes e menos desculpas. Liberte-se!!! Amei! ShooOooow!
    Beijocas <3
    Wal Montani

    ResponderExcluir